segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CATs emitem Carteira de Trabalho

CATs emitem Carteira de Trabalho
A partir de terça-feira, cinco unidades de atendimento do Centro de Apoio ao Trabalho(Interlagos, Itaquera, Lapa, Santana e Luz) passam a emitiro documento.
Texto: Regina Ramalhormramalho@prefeitura.sp.gov.br
Fonte: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=1&e=20091107&p=1

Cinco unidades do CAT na Cidadepassam a emitir Carteira de Trabalho

Parceria firmada pela Secretaria Municipaldo Trabalho com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) facilitará a vida dos trabalhadores que procuram uma oportunidade de trabalho. A novidade é que a partir de terça-feira, dia 10, cinco unidades de atendimento do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) - Interlagos, Itaquera, Lapa, Santana e Luz - passam a emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Segundo o secretário municipal doTrabalho, “a intenção da Prefeitura é ampliar cada vez mais o leque de serviços oferecidos ao cidadão dentro das unidadesdo CAT, tornando-as verdadeiros‘shopping centers’ do trabalho”, explica.“Acrescentando a isso a proposta de implantar 31 postos dentro das subprefeituras,haverá maiores facilidades de acesso do trabalhador às oportunidades de emprego, além da diminuição dos gastos e tempo utilizado na procura pelo emprego. A iniciativa permitirá às unidades um atendimento regionalizado,mais próximo de cada realidade local”, acrescentas o secretário. Criada em março de 1932 e regulamentada pelo Decreto nº 22.035/32, a Carteira de Trabalho é documento obrigatório para quem busca uma oportunidadede emprego no mercado de trabalho formal e para todos os demais trabalhadores com contratos regidos pela Consolidaçãodas Leis do Trabalho (CLT), inclusive os domésticos e temporários. Além, de possibilitaro registro e a documentação de toda a vida profissional do trabalhador,a carteira serve para comprovar alguns dos principais direitos trabalhistas,como o seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários.

PRIMEIRA VIA
Para quem deseja tirar a primeira via da Carteira de Trabalho, os documentos necessários são: comprovante de residência, podendo ser o original ou a cópia das contas de gás, água, luz ou telefone; carteira de identidade (RG) e uma foto 3x4. Além desses documentos, as pessoas menores de idade devem estar acompanhadas de um dos pais ou do representante legal e apresentar acertidão de nascimento e, se for casado, levar a certidão de casamento.

SEGUNDA VIA
Nova via da carteira pode ser tirada quando a original estiver completa, danificada, for perdida ou roubada. Para isso,é preciso apresentar o RG e a Carteira de Trabalho anterior. No caso de perda também são aceitos a rescisão de contrato, uma declaração da última empresa onde a pessoa esteve empregada, o extrato do PIS/Pasep ou ainda comprovante de recebimentodo FGTS. Nos casos de roubo, é necessária a apresentação do boletim de ocorrência ou declaração feita de próprio punho e reconhecida em cartório.

Endereços


CAT Interlagos
Avenida Interlagos, 6.122
Horário de atendimento das 7h às 18h

*CAT Avançado Jabaquara
Avenida Engenheiro Armando de Arruda
Pereira, 2.314
Horário de atendimento: das 7h às 16h

CAT Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12
Horário de atendimento: das 7h às 18h

CAT Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento: das 7h às 18h

*CAT Avançado Lapa
Rua Afonso Sardinha, 201
Horário de atendimento: das 8h às18h

CAT Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1.553
Horário de atendimento: das 7h às 18h

CAT Luz
Avenida Prestes Maia, 913
Horário de atendimento: das 7h às 18h

Deixe o seu comentário

Postar um comentário